top of page
BUBBLE ELO.png
Search
  • Writer's pictureEloisa

Pintinhas brancas em meu sabonete... E agora?

Updated: May 5

Ultimamente meus sabonetes vem apresentando pintinhas ou pontinhos brancos e nunca dei muita atenção, mas depois de ter feito o Sabonete de Babosa com o óleo de coco a coisa ficou mais séria em minha cabeça e resolvi pesquisar a respeito.

Mas, antes de mais nada, quero mostrar a você o review do Sabonete de Babosa. Na verdade fiz um video falando sobre o review do sabonete e também onde eu falo sobre as pintinhas brancas . Clique no video abaixo para assistir minhas observações.


Anote!

Este video faz parte de uma nova série que estou criando para o canal que se chama "Solucionando Problemas na Saboaria" onde estou publicando videos com soluções para os problemas mais comuns na saboaria! :)







O Sabonete de Babosa - chamado por mim carinhosamente de "Camaleão" passou por mudanças em sua cor. Que experiência foi essa???

Quando recém cortado apresentou uma cor inesperada : Verde e amarelo - Brasil - mas, meio transparente, completamente diferente do branco e verde esperado por mim! Mas pelo menos ficou com uma cor natural.


Após uns 10 dias, durante a cura, ele foi mudando de cor e ficou rosado. Observação: não usei nenhum filtro para imagens aqui. Essa foto consegue retratar a cor real do momento!




E após a fase rosa, depois de uns 10 dias , voltou para a faze verde / amarelo:


Além da mudança da cor - infelizmente eu não tenho uma explicação para isso - o sabonete apresentou as pintinhas brancas.


Mas o que são essas pintinhas????


Durante minha pesquisa percebi que isso acontece com muita gente. Não sei se você passa pelo mesmo problema, mas aqui eu sei que poderei ajudar alguém!

Essas pintinhas são o ácido esteárico presente em gorduras saturadas principalmente nos óleos de coco e de palma.

Quando essas gorduras são utilizadas em grande quantidades na receita, a possibilidade de elas aparecerem é grande.

Mas não se preocupe, pois elas não fazem mal à sua pele, são somente um problema estético que pode "arruinar" o design do seu sabonete.


Mas o que fazer, então, para evitá-las???


A dica é derreter no microondas toda a quantidade de óleo de coco/palma que você comprou. Derreta, misture bem o óleo ainda quente - cuidado para não se queimar!!! - espere esfriar e guarde. O importante aqui é mexer o óleo para que o ácido esteárico não fique concentrado em uma parte do óleo e sim diluído em todo o conteúdo.

Quando você for fazer uma receita que leve esses óleos, eles já estão misturados e prontos para serem usados.


Outra dica...

... ao cortar seu sabonete utilize uma faca! Simples, né?

Mas, mesmo utilizando a faca, você ainda vai perceber os pontinhos brancos... não tem como retirá-los...

Eu cortei o sabonete utilizando o meu querido cortador de arame e acredita-se que ele pode ter dado sua contribuição adicionando oxigênio dentro do sabonete... ai, ai!

Veja na foto abaixo a diferença do mesmo sabonete cortado com a faca e com o cortador de arame.

O sabonete da direita foi cortado com a faca op da esquerda com com cortador de arame. Mesmo cortando com a faca você irá perceber o ácido esteárico, mas em uma quantidade bem menor.




Eu espero que este post possa a te ajudar e aproveito para te convidar ao Canal do Artlo no You Tube para ver mais receitas e passo-a-passo especiais!

Um grande beijo,

Eloisa


1 view0 comments

Comments


bottom of page